Correio Popular Notícia



DOAÇÃO
Fhemeron faz festa para comemorar Dia do Doador

Data da notícia: 2017-06-27 10:30:44
Foto: Arquivo/Secom/Divulgação
Legenda: Os fatores negativos são os que mais faltam e o sangue tipo O + é o que mais tem procura

(Da Redação) A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) promoverá, no próximo dia 1º, uma festa para agradecer aos doadores e também para lembrar o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado anualmente em 14 de junho.

Segundo a assistente social Cássia Azevedo, a festa é uma forma de agradecer a todas as pessoas que se prontificaram a doar sangue, “muitas vezes para salvar vidas de pessoas que nem conhecessem. Um ato de amor ao próximo”.

Durante as festividades, será lançada a campanha “Você é a peça que falta, Seja Doador de Sangue”, e ainda serão sorteados brindes aos doadores de sangue. Cássia Azevedo disse que a ideia é também conscientizar a população sobre a importância de ser um doador.

A Fhemeron está funcionando aos sábados das 7h30 às 18h, o tem dado excelentes resultados. No último sábado, foram atendidas 101 pessoas, das quais 83 estavam aptas e fizeram a doação de sangue. “Geralmente fechamos parcerias com empresas e instituições que mobilizam as pessoas para que venham fazer a doação”, disse Cássia.

Mesmo trabalhando no sentido de buscar novos doadores a Fundação está sempre precisando de sangue, e os fatores negativos são os que mais faltam, a exemplo do O – e A -. O sangue tipo O + é o que mais tem saída, pois a maioria da população tem esse tipo de sangue. A Fhemeron atende às unidades da rede pública e privada do estado.

Requisitos básicos
Para doar sangue, a pessoa deverá ter idade entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais; ter idade até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos; ter peso igual ou superior a 50 kg; estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Caso seja após o almoço, aguardar duas horas e ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas.

Impedimentos temporários
O que pode impedir de ser um doador de sangue é se estiver gripado, resfriado, com febre, espere 7 dias após o desaparecimento dos sintomas; estar em período gestacional; período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana; estiver amamentando; ter ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação); não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses e ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Critérios definitivos
Quem já teve hepatite após os 10 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; ter uso de drogas ilícitas injetáveis ou contraiu Malária, não poderão doar sangue.Homem pode doar a cada 60 dias e mulher a cada 90 dias.

Fonte: Assessoria






Noticia vista 1126 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.